• SEDE: Quinta de Belém, Lote 24 Vildemoinhos
  • info@apcviseu.org.pt

PROJETO ERASMUS + SEX IN LIFE

Voltar aos projetos


NOME DO PROJETO

ERASMUS + SEX IN LIFE

IMPROVING THESEXUAL EDUCATION FOR PEOPLE WITH INTELLECTUAL DISABILITY
2019-1-ES01-KA204-065655
MELHORAR A EDUCAÇÃOSEXUAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DESCRIÇÃO

Educação sexual para pessoas com diversidade intelectual. Projeto financiado ao abrigo do Programa Erasmus + da União Europeia.

A sexualidade é uma fonte de energia de vida, necessária para o crescimento e desenvolvimento de cada um.

Quando falamos de pessoas com diversidade intelectual, em muitos casos existe falta de conhecimento e preconceito. Está muitas vezes subentendido que estas pessoas não vão conseguir canalizar toda a energia no que respeita à sua sexualidade, o que muitas vezes se pode revelar perigoso para eles próprios, por falta de apoio e conhecimento e impede muitas vezes o seu próprio desenvolvimento.

Ao evitar que a sexualidade flua de forma natural, impede o acesso aos apoios necessários para compreender e canalizar de forma positiva o seu desenvolvimento sexual, pondo em causa o próprio crescimento podendo levar a condutas sexuais desadequadas e impróprias.

A Educação Sexual permite a transmissão de informações e conhecimentos adaptados à capacidade de compreensão de cada um; permite responder sempre de forma pertinente a todas as perguntas de forma clara e verdadeira, utilizando situações de vida diária e de forma natural (quer em contexto escolar que em contexto familiar). A Educação Social dá às pessoas as ferramentas e a formação necessária sobre como canalizar a sua energia sexual e permitir que esta flua de forma responsável e satisfatória.

Tendo em consideração todas estas razões a San Xerome (Espanha), decidiu propor a candidatura o projeto SEXINLIFE, que permite partilhar as boas práticas relativas à Educação Sexual de pessoas com diversidade intelectual, entre entidades europeias, entre as quais a APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu.

Um dos objetivos do projeto permitirá aos profissionais oferecer uma educação sexual de qualidade nas suas instituições. Permitirá também às famílias ter elementos de referência e partilhar também os seus medos, angústias e anseios neste campo.

Permitirá também a pessoas com diversidade intelectual com formação neste campo de partilhar as suas experiências de vida e aqueles que nunca tiverem acesso a esta educação dará a oportunidade de iniciarem um plano de apoio neste campo através de recursos inovadores e adaptados.

O projeto é liderado pela entidade San Xerome, e tem como parceiros outras 4 organizações que partilham uma necessidade comum de promover a Educação Sexual para pessoas com diversidade intelectual em territórios onde a referida temática se refere como fundamental e premente.

Ao mesmo tempo pretende-se chegar a um grande número de pessoas interessadas e estabelecer redes de trabalho conjuntos ao nível europeu.

Com este projeto SEXINLIFE, pretendemos obter os seguintes resultados que melhorarão as competências das pessoas com diversidade intelectual, as suas famílias e os profissionais nomeadamente:

  • Criação de um Tool-kit "Manual sobre Educação Sexual para pessoas com deficiência inteletual";
  • "Banco de Partilha de Experiências", através da produção da recolha de testemunhos reais das pessoas com deficiência intelectual e/ou suas famílias;
  • Criação de uma Rede Europeia de especialistas em Educação Sexual para pessoas com deficiência intelectual;
  • Formação de formadores em Educação Sexual para pessoas com deficiência intelectual (técnicos das instituições parceiras), o local da formação será em Itália;
  • Intercâmbio de pessoas com deficiência intelectual, sendo que o local do evento será em Portugal;
  • Campanha de sensibilização relativamente às necessidades de educação sexual para pessoas com deficiência intelectual em cada país participante;
  • Seminário público de disseminação de resultados do projeto em cada país participante;

PARCEIROS

  • Asociación San Xerome Emiliani (Espanha);
  • Associazione Pegaso Onlus (Itália);
  • Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (Portugal);
  • Stowarzyszenie na Rzecz Spoldzielni Socjalnych (Polónia);
  • IMS Research & Development Centre (Chipre);

LINK'S

DOWNLOAD'S