• SEDE: Quinta de Belém, Lote 24 Vildemoinhos
  • 232 410 020
  • info@apcviseu.org.pt

Equipamento 4 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL


APRESENTAÇÃO

A APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu é uma entidade certificada pela DGERT- Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho nas áreas de: 346- Secretariado e trabalho administrativo; 481- Ciências Informáticas; 543 – Materiais (indústria da madeira, cortiça, papel, plástico, vidro e outros), 621- Produção agrícola e animal; 622 – Floricultura e jardinagem e 762- Trabalho social e orientação.

Desenvolve ações de formação inicial e contínua, que que têm como objetivo promover a aquisição e o desenvolvimento de competências profissionais, tendo em vista potenciar a empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade, orientadas para o exercício de uma atividade no mercado de trabalho. Estas ações irão dotar as pessoas com deficiência e incapacidade dos conhecimentos e competências necessárias à obtenção de uma qualificação, que lhes permita exercer uma atividade profissional no mercado de trabalho, manter o emprego e progredir profissionalmente de forma sustentada.

DESTINATÁRIOS

Dirigido a Pessoas com Deficiência e/ ou Incapacidade (PCDI) com idade igual ou superior a 18 anos que pretendam ingressar ou reingressar no mercado de trabalho.

ATIVIDADES

  • FORMAÇÃO INICIAL – PERCURSO B (3600h) - confere certificação de nível II e a aquisição de uma habilitação escolar de terceiro ciclo. Esta formação destina-se a PCDI com habilitações mínimas ao nível do 1º ciclo do ensino básico.
    Cursos: Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade; Carpinteiro/a de Limpos; Agente em Geriatria e Operador/a de Jardinagem;
  • FORMAÇÃO INICIAL – PERCURSO C (2900h) - visa a certificação profissional e não carece de habilitação escolar mínima.
    Cursos: Operador/a agrícola.
  • FORMAÇÃO CONTÍNUA - Formações Modulares de 400h em Aplicações Informáticas, Técnicas Administrativas, Técnicas de Carpintarias, Práticas de Jardinagem bem como Higienização e Produção Alimentar com vista à atualização de competências nas áreas de formação em questão.

EQUIPA TÉCNICO-PEDAGÓGICA

  • Coordenador/a de formação;
  • Monitores/as / formadores/as certificados/as e qualificados/as;
  • Psicólogo/a, Técnico/a de Serviço Social, Técnicos/as de reabilitação/integração;
  • Ajudantes de Estabelecimento e Apoio a Pessoas com Deficiência;

INSCRIÇÕES|SINALIZAÇÕES

As inscrições estão abertas e são aceites mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição em conjunto com o técnico/o de serviço social. Deve ser feito pessoalmente nas instalações do Equipamento 4 - Formação Profissional. No entanto devem contatar os serviços para que seja feita uma pré-marcação para o efeito. A aceitação da candidatura implica o preenchimento e a validação de todos os requisitos exigidos para o efeito.

FOTOS


No âmbito do seu plano formativo a APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu executará durante o biénio 2018/2020 o projeto 3.01 – Qualificação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, financiado pelo Programa Operacional para a Inclusão Social e Emprego, com referência POISE-03-4229-FSE-000222, com o objetivo de reforçar as competências profissionais ajustando as mesmas às necessidades das instituições e do mercado de trabalho.

Projeto 3.01 – Qualificação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade

POISE-03-4229-FSE-000222



No âmbito do seu plano formativo a APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu continuará a executar até ao final de 2020 o projeto 3.01 – Qualificação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, financiado pelo Programa Operacional para a Inclusão Social e Emprego, com referência POISE-03-4229-FSE-000222, com o objetivo de reforçar as competências profissionais ajustando as mesmas às necessidades das instituições e do mercado de trabalho.

Numa linha de continuidade e tendo em conta o projeto formativo da APCV que visa promover formação de qualificação inicial e ao longo da vida, de pessoas, com qualificação de nível II (PCDI) atuando de forma proactiva nas questões relacionadas com o aumento da competitividade das empresas e da organização, promovendo o adequado ajustamento às necessidades do mercado e no cumprimento do CNQ renovámos à nossa opção formativa e introduzimos um curso de dupla certificação em Agente de Geriatria através do projeto 3.01 – Qualificação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, financiado pelo Programa Operacional para a Inclusão Social e Emprego, com referência POISE-03-4229-FSE-000302. Este novo projeto decorrerá entre 2019/2022.

Projeto 3.01 – Qualificação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade

POISE-03-4229-FSE-000302

Código de Ética e de Conduta da Autoridade de Gestão (AG) do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) e do Programa de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC)

Código de Ética e de Conduta da Autoridade de Gestão (AG)


FINANCIAMENTOS