• SEDE: Quinta de Belém, Lote 24 Vildemoinhos
  • info@apcviseu.org.pt

PROJETO DIFERENTE

Voltar aos projetos


NOME DO PROJETO

DIFERENTE

ENQUADRAMENTO

A Estratégia para a Deficiência 2017-2023 enfatiza a necessidade de consciencializar para a importância de “capacitar e apoiar as tomadas de decisão” da PCDI.

Atitudes negativas, estereótipos e mitos devem ser desafiados. A sensibilização e a consciencialização são ferramentas poderosas para mudar a mentalidade a longo prazo.

Podem ser encontrados vários exemplos de campanhas de sensibilização, que promovem uma imagem positiva e realista das pessoas com deficiência livres de estereótipos, entendendo o que significa deficiência e como interagir de forma inclusiva.

O tema da inclusão, autodeterminação e vida independente de pessoas com deficiência e incapacidades nos diferentes domínios da sociedade portuguesa ainda é muito incipiente, apesar da existência do modelo de apoio à vida independente.

É fundamental a alteração da visão social para esta nova abordagem de inclusão das PCDI. Cabe a todos os agentes da sociedade pugnar para que a inclusão social das PCDI seja uma realidade.

AÇÕES A REALIZAR

Campanha publicitária "Tu consegues, Eu também";

Produção de relatos, em vídeo, na primeira pessoa (storytelling) nos quais as pessoas com deficiência e ou incapacidade, bem como as suas famílias, significativos, empregadores, ou outros possam relatar e partilhar experiências de vida, bem como partilhar sentimentos, dicas de comunicação.;

Promoção de workshops temáticos, junto da comunidade, abordando temáticas-chave, nomeadamente Parentalidade na Deficiência, Empregabilidade na Deficiência, Sexualidade na Deficiência, Participação Política e Cívica (...)

RESULTADOS E IMPACTO

Ao nível dos beneficiários:

Partilha de experiências e histórias positivas entre pares;
Maior informação sobre os seus direitos e políticas sociais para as PCDI;

Ao nível da Comunidade:

Intervenção direta na comunidade promovendo a sensibilização para a diversidade, capacidade, autonomia e autodeterminação das PCDI;
Mudança ao nível do preconceito da comunidade referente às pessoas com PCDI;

Ao nível da Instituição:

Criação de sinergias com outras entidades congéneres e de intervenção local na concretização da sua Missão;
Maior envolvimento com a comunidade;

WORKSHOP'S










Cidalina

Catarina

Cuca

Olga

Paulo

-



Modelo

Guia de comunicação Inclusiva





FOTOS