DECIDE POR TI
0078/2025
O presente projeto surge da análise detalhada realizada sobre as condições atuais do contexto das Respostas Sociais em geral da APCV ao nível da autorrepresentação e autodeterminação das pessoas apoiadas, bem como do levantamento da informação do Estudo de Impacto do Projeto CAVI da APCV. Apesar de existirem grupos de autorrepresentação em algumas valências, após auscultação com os destinatários em reuniões, consideramos que a falta de grupos de autorrepresentação são uma grande barreira para a autodeterminação limitando a capacidade das pessoas com a deficiência de tomarem decisões sobre suas próprias vidas. Neste sentido, é necessário potenciar a criação de grupos efetivos de autorrepresentação, enquanto peças-chave no suporte entre pares e na promoção dos princípios de vida independente. Para o efeito, é necessário apoiar a constituição de espaços livres e gratificantes de participação e de partilha.
Este projeto visa contribuir para a promoção da inclusão, cidadania e autorrepresentação das pessoas com deficiência do Distrito de Viseu, com especial incidência os utentes das respostas sociais da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, através da realização de Grupos de Autorrepresentação e autodeterminação, incidindo em conceitos relacionados com a autonomia, autorrepresentação, vida independente, igualdade de oportunidades.
Estes grupos de autorrepresentação são um grupo de pessoas, com diversas experiências de vida, que podem contribuir para melhorar o bem-estar na comunidade envolvente e mesmo da sociedade em geral, basta que para isso exponham assuntos e discutam ideias de caráter mais prático para que sejam encontradas soluções para os problemas do dia-a-dia.
Princípios do grupo de autorrepresentação:
Paralelamente iremos desenvolver outras ações na comunidade, onde pessoas com deficiência irão escrever para uma rubrica no jornal local, com o objetivo de aumentar a representatividade da pessoa com deficiência nos meios de comunicação local, promovendo a assim uma forma de sensibilização junto da comunidade.
Pretende-se ainda criar um PodCast que visa ampliar a voz e a visibilidade das pessoas com deficiência, bem como a inclusão, autodeterminação e o desenvolvimento das habilidades de comunicação.
Pretende-se assim realizar 2 Encontros temáticos a meio e no final do projeto, sendo os temas escolhidos pelos participantes do projeto e acompanhados pelos técnicos afetos ao projeto. Estes encontros têm como objetivo promover a participação ativa, autorrepresentação e empoderamento pessoal, reforçando a igualdade de oportunidades.
02/01/2025 a 31/12/2025