• SEDE: Quinta de Belém, Lote 24 Vildemoinhos
  • info@apcviseu.org.pt

PROJETO PONTES PARA A INCLUSÃO

Voltar aos projetos


NOME DO PROJETO

PONTES PARA A INCLUSÃO - Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR 2021

ENQUADRAMENTO

Pelo menos 15% da população Europeia, ou seja, mais de 80 milhões vivem com uma ou mais deficiências.

As pessoas com deficiência ou incapacidade são frequentemente invisíveis para os outros estando em risco de enfrentar discriminações e desafios na sua vida quotidiana.

A consciencialização dos direitos das pessoas com deficiência, a promoção da autodeterminação e autorrepresentação têm um papel crucial a desempenhar na superação de estereótipos que criam um desemponderamento na vida das pessoas com deficiência nas suas várias dimensões de vida, quer em contexto escolar, contexto laboral ou até mesmo em contexto familiar.

A consciencialização para os meios mais desfavorecidos e rurais, como é o caso de Viseu e Carregal do Sal, onde pretendemos promover o projeto em questão.

Este projeto surge na sequência do projeto Diferente e que visa ser mais abrangente em termos desta temática.

OBJETIVOS

Os objetivos do projeto são promover a consciencialização pública no que concerne aos direitos das pessoas com deficiência e ou incapacidade através da promoção de perceções positivas e maior consciência social para pessoas com deficiência, assim como promover o reconhecimento das capacidade, méritos e aptidões das pessoas com deficiência, e de suas contribuições para o meio escolar e o mercado de trabalho e para a sociedade em geral.

AÇÕES A REALIZAR

Campanha de sensibilização para os Direitos das Pessoas com Deficiência e ou incapacidade nomeadamente através da criação de imagens positivas de pessoas com deficiência e ou incapacidade nas várias dimensões de vida.

Sessões de sensibilização em meio escolar com o objetivo de sensibilizar para as questões da deficiência realizando atividades nas escolas da região.

Roteiros e oficinas técnicas através da promoção de workshops temáticos, junto da comunidade abordando temáticas-chave da atualidade tornando-se fundamental proporcionar às pessoas com deficiência uma análise crítica no âmbito dos contextos em que estão inseridos e a adoção de uma postura ativa na tomada de decisões.

Criação de uma plataforma digital inclusiva que compile os recursos para a inclusão, documentos informativos, legislação, guias, contributos, estudos científicos, oportunidades e demais informações como promoção no acesso à informação.

DATAS PREVISTAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO

01/07/2021 a 31/12/2021

FOTOS












Sessões de sensibilização em meio escolar com o objetivo de sensibilizar para as questões da deficiência realizando atividades nas escolas da região. Caso esteja interessado em implementar uma ação na sua escola preencha o seguinte formulário.


APOIOS