• SEDE: Quinta de Belém, Lote 24 Vildemoinhos
  • info@apcviseu.org.pt

PROJETO BPI CAPACITAR - PONTES PARA A INCLUSÃO

Voltar aos projetos


NOME DO PROJETO

PONTES PARA A INCLUSÃO

REFERÊNCIA DO PROJETO

CT23-00070

DESCRIÇÃO & OBJETIVOS

O Prémio Capacitar resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa" e visa apoiar, promover a melhoria da qualidade de vida, a empregabilidade e a autonomia de pessoas com deficiência ou doença mental.

O projeto Pontes para a Inclusão da apcv, tem como objetivo combater a exclusão socioprofissional da pessoa com deficiência, apoiadas nas várias respostas da instituição, maiores de 18 anos, através do aumento da representatividade, participação e empowerment em atividades na comunidade recorrendo também a diversas atividades agrícolas. Com a realização das atividades pretende-se que as pessoas beneficiárias melhorem o seu desenvolvimento pessoal, aumentem as competências sociais e profissionais, desenvolvam a autoestima e aumentem a autonomia pessoal e social.

Por forma a melhorar a representatividade da pessoa com deficiência na comunidade e na área da atuação do projeto pretendemos adquirir um veículo elétrico com características específicas e que se destaque no município de Viseu e que em simultâneo seja utilizado para distribuir porta-a-porta produtos hortícolas e em consequência aumentar a nossa participação em feiras agrícolas e locais.

O projeto cria assim uma economia de pessoas para pessoa, com uma abordagem humanista, mais próxima e mais benéfica para a comunidade, sobretudo para os que vivem em situações de maior fragilidade social. Aqui mais importante do que o volume de negócios conseguido pelo projeto, a criação de valor compartilhado advém da ideia do que é socialmente responsável, de forma a ir ao encontro das necessidades das pessoas apoiadas a longo prazo. Pretende-se que as pessoas que frequentam as instalações da apcv e da nossa loja sintam que fazem parte do próprio projeto social.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

  • Formação e capacitação de técnicos/as em voluntariado inclusivo;
  • Constituição de uma bolsa de voluntariado inclusivo com limite de 10 voluntários/as;
  • Atividades diversas em contexto agrícola que contempla a realização de atividades de horticultura e fruticultura na instituição;
  • Apoio na venda de produtos agrícolas em loja, nos mercados e feiras da região e na distribuição no veículo elétricoo;
  • Dinamização de oficinas temáticas sobre horticultura abertas à comunidade;

DATAS DE IMPLEMENTAÇÃO

01/10/2023 a 30/09/2024

APOIOS