• SEDE: Quinta de Belém, Lote 24 Vildemoinhos
  • 232 410 020
  • info@apcviseu.org.pt

As Nossas Instalações

Equipamento 1
Sede – Viseu

Equipamento 1
Sede – Viseu

Equipamento 2
Oliveira do Conde

Equipamento 2
Oliveira do Conde

Equipamento 3
Residência Autónoma

Equipamento 3
Residência Autónoma

Equipamento 4
Formação Profissional

Equipamento 4
Formação Profissional


Respostas Sociais / Serviços


Centros de Atividades Ocupacionais

É uma estrutura destinada a desenvolver atividades para pessoas com deficiência grave ou profunda com idades superior aos 16 anos.. As atividades desenvolvidas, nestas Respostas Sociais, são organizadas de forma personalizada e organizam duas modalidades de intervenção: as atividades socialmente úteis e atividades ocupacionais que têm como objetivo, a criação de condições de equilíbrio físico e psicológico para que permitam aos clientes a sua valorização pessoal, dignificação humana e qualidade de vida. A APCV tem estas Respostas Sociais implementadas em dois dos seus equipamentos: na Sede em Viseu ( CAO I e II) e em Oliveira do Conde.

Formação Profissional

A APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu é uma entidade formadora certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Possui uma vasta experiência formativa, desde 1990 tem vindo a desenvolver ações de formação, dirigidas a pessoas com deficiência, incapacidades ou em situação de desvantagem, com base nas necessidades e expetativas das pessoas apoiadas e dos diagnósticos do tecido empresarial da região de Viseu. Dependendo da modalidade formativa as ações são cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu e pelo Governo da República Portuguesa. Atualmente desenvolve várias áreas formativas tais como: Assistente Administrativo/a; Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade; Carpinteiro/a de Limpos; Operador/a de Informática; Operador/a de Jardinagem e Operador/a Agrícola.

Ambulatório

Presta serviços nas áreas da Habilitação e Reabilitação a pessoas com Paralisia Cerebral, doenças neurológicas e afins, perturbações do desenvolvimento e outras, no distrito de Viseu, a partir dos 7 anos de idade. Esta Resposta Social integra uma equipa multidisciplinar, que intervém em contextos institucional e comunitário, prestando serviços de avaliação, orientação e intervenção terapêutica e psicossocial.


Lares Residenciais

Esta estrutura visa proporcionar alojamento a pessoas com deficiência física e/ou psíquica, a partir dos 16 anos, que se encontrem impedidos temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar, disponibilizando condições que contribuam para a qualidade de vida e integração social dos mesmos. O apoio nestas Respostas Sociais pode ser prestado com carácter permanente ou temporário. A APCV tem estas Respostas Sociais implementadas em dois dos seus equipamentos: na Sede em Viseu e em Oliveira do Conde.


Residência Autónoma

A Residência Autónoma "NUNO RIBEIRO DUARTE" é um estabelecimento de alojamento temporário ou permanente destinado a 5 pessoas com deficiência e incapacidade que, mediante apoio, possuem capacidade de viver de forma autónoma. Visa promover competências nos clientes, dando-lhes oportunidades de vivências de tarefas do quotidiano, tais como atividades de vida diária e quotidiana melhorando assim a sua qualidade de vida e também o desenvolvimento de comportamentos adequados para o convívio social e comunitário bem como o desenvolvimento de percursos profissionais.


Centro de Recursos para a Inclusão

A APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu é uma instituição acreditada pelo Ministério da Educação para apoiar crianças e jovens em contexto educativo, através de uma equipa multidisciplinar que constitui o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI).. O apoio do CRI da APCV enquadra-se no contexto escolar e tem como objetivo promover a participação social, escolar e a vida autónoma dos alunos com deficiência ou incapacidades de forma a potenciar as suas competências e desta forma contribuir para o processo de transição para a vida pós-escolar dos alunos apoiados.


Intervenção Precoce

Esta estrutura prestadora de serviços rege-se pelo estipulado no Decreto-Lei 281/2009 de 6 de Outubro e segue as normas regulamentadoras emitidas pelo Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI). Os destinatários desta resposta social são crianças, entre os 0 e os 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam o desenvolvimento individual, social, e a participação em atividades adequadas à sua idade, ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias, dos concelhos de Viseu, Castro Daire, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Mortágua.


Serviço de Medicina Física e de Reabilitação

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação (SMFR), presta apoio na área da Medicina Física e Reabilitação, precocemente a pessoas com paralisia cerebral, doenças neurológicas afins e outras perturbações do desenvolvimento. Tem como objetvo prestar cuidados de qualidade a cada um dos seus clientes, através de uma prática clínica integrada promotora da maximização da sua funcionalidade bem como, adequando sempre que possível, a prática clínica às necessidades específicas de cada cliente, visando a satisfação das suas necessidades e expetativas. O SMFR integra uma equipa constituída por: Médico/a Fisiatra, Psicólogo/a, Terapeuta Ocupacional, Terapeuta da Fala e Fisioterapeuta.


Centro Prescritor de Produtos de Apoio

A APCV como estrutura especializada de reabilitação para pessoas com deficiência, está acreditada pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.) como Centro Especializado na prescrição de Produtos de Apoio.
Após avaliação técnica especializada, a fim de identificar o produto de apoio e ajuda técnica mais adequada e prescrição efetuada pelo médico é elaborado processo para solicitação de financiamento ao serviço de Segurança Social da área de residência do cliente.
Considera-se produto de apoio/ajuda técnica qualquer produto, instrumento, equipamento ou sistema técnico usado por uma pessoa com deficiência, especialmente produzido ou disponível, que previna, compense, atenue ou neutralize a incapacidade. Permitem adquirir competências, maior autonomia pessoal, maior desenvolvimento humano, social e participação na comunidade.



Os Nossos Parceiros


Dgeste
ISS IP
IEFP
MiPlantex
ANEA - Associação Nacional de Espondilite Anquilosante
Câmara Municipal de Viseu
Fundação José Nunes Martins de Oliveira do Conde
DGRS - Ministério da Justiça – Direção Geral de Reinserção Social
Adamastor
Escola Secundária Viriato
Escola Superior de Educação de Viseu
Camara Municipal de Carregal do Sal
Banco Santander Totta
Visurze - Paisagismo e Meio Ambiente
Camara Municipal de Mangualde
Restaurante Ultima Ceia
Escola Infante D. Henrique
Obra de Santa Zita
Loja Postal – Escola de Mundão
Ideia Verde
Carpintaria Nomogno
Centro Social da Paróquia de S. Salvador
ISEIT — Ensino Universitário em Viseu
Fundação D. José da Cruz Moreira Pinto
VISEUGEST
Agrupamento de Escolas Viseu Norte
Agrupamento de Escolas do Viso
APC-Coimbra
APPC
CONFRARIA DE SANTO ANTÓNIO DE VISEU
Escola Secundária Alves Martins
FAPPC
Viriatec
Irmandade da Misericórdia de Mangualde